Oxósse
Oxósse é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.
O Orixá Oxóssi é tão conhecido que quase dispensa um comentário. Mas não podemos deixar de fazê-lo, pois falta o conhecimento superior que explica o campo de atuação das hierarquias deste Orixá regente do pólo positivo da linha do Conhecimento.
O fato é que o Trono do Conhecimento é uma divindade assentada na Coroa Divina, é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas,ou seja da Umbanda e em sua irradiação cria os dois pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a Orixá Obá rege o pólo negativo. Oxóssi forma a terceira linha de Umbanda,que rege sobre o Conhecimento.
Oxósse irradia o conhecimento, Oxósse estimula, Oxósse vibra conhecimento.
Oxósse é vegetal, Oxósse é de magnetismo irradiante .
Oxósse está nos vegetais, Oxósse é o raciocínio arguto.
Oxósse é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na evolução dos seres na apresentação de novos conhecimentos, de novos horizontes, etc.
Simbolicamente representamos Oxósse com sete setas, que são as sete buscas contínuas do ser.Oxósse espande, irradia e impele os seres. Muito semelhante isso com o exoterismo xamã.
Ao Orixá Oxósse é atribuído o Sentido do e o Sagrado Guardião dos Vegetais e do Saber Divino. Se Oxósse é esse Pai, manifestador do Saber Divino, com certeza é o guardião de nossas histórias ancestrais. E se cada Orixá tem sua erva, cada uma delas conhece e guarda em si, a parte correspondente ao Orixá, relativa à sua manifestação Divina, desde que o mundo é mundo.
Resumindo, uma erva é atribuída à Oxosse, por exemplo, por reunir em sua energia individual, elementos manifestadores, através do vegetal, das energias desse Orixá. Uma erva de Oxosse é, acima de qualquer outra ação, cristalizadora e ativadora da Fé; construtora e formadora de outras energias, assentadora de forças e de outros fatores Divinos.
Cozinha ritualística:
Há duas formas de contemplar os orixás e entidades na umbanda exotérica,uma delas é ser levado todos os elementos que compõe a força do orixá nas matas e cahoeiras,elementos como: flores,frutas,comida e bebidas do orixá e ou guia espiritual deitar ao chão de terra esses elementos num morim e ofertar a luz do orixá.
Outra forma é oferecer esses mesmos elementos no templo,mas desse modo é ofertato em uma mesa coberta de tecido branco ou verde, ( oxosse) e quando a entidade baixa na casa, dar a entidade sua oferta para apreciação e degustação,onde mecanicamente nesse exato momento quando a entidade incorporada experimenta a oferta,ela materializa em terra tudo que antes era éter,sutil e com isso faz com que todo aquele que ofertou,receba de volta em forma de suas necessidades.
Desse modo,quando você verificar a entidade experimentando uma comida,uma fruta,ou mesmo um pão,pense nas coisas que esta precisando no momento;um bom pensamento é o de saúde,paz,equilíbrio,inteligência para encontrar ou melhorar no trabalho.não pense em dinheiro, pense em emprego, em trabalho; não pense em um homem ou uma mulher,pense em amor,abrir o caminho do amor,ou melhorar o caminho de seu amor,mas jamais amarrar um amor. O filho de Oxossi apresenta arquetipicamente as características atribuídas do Orixá. Representa o homem impondo sua marca sobre o mundo selvagem, nele intervindo para sobreviver, mas sem alterá-lo.
Os filhos de Oxossi são geralmente pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Tem portanto, grande capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir. Fisicamente, os filhos de Oxossi, tendem a ser relativamente magros, um pouco nervosos, mas controlados. São reservados, tendo forte ligação com o mundo material, sem que esta tendência denote obrigatoriamente ambição e são instáveis em seus amores.
No tipo psicológico a ele identificado, o resultado dessa atividade é o conceito de forte independência e de extrema capacidade de ruptura, o afastar-se de casa e da aldeia para embrenhar-se na mata, afim de caçar. Seus filhos, portanto são aqueles em que a vida apresenta forte necessidade de independência e de rompimento de laços. Nada pior do que um ruído para afastar a caça, alertar os animais da proximidade do caçador. Assim os filhos de Oxossi trazem em seu inconsciente o gosto pelo ficar calado, a necessidade do silêncio e desenvolver a observação tão importantes para seu Orixá. Quando em perseguição a um objetivo, mantêm-se de olhos bem abertos e ouvidos atentos.Sua luta é baseada na necessidade de sobrevivência e não no desejo de expansão e conquista. Busca a alimentação, o que pode ser entendido como sua luta do dia-a-dia.
Esse Orixá é o guia dos que não sonham muito, mas sua violência é canalizada e represada para o movimento certo no momento exato. É basicamente reservado, guardando quase que exclusivamente para si seus sentimentos comentários e sensações, sendo muito discreto quanto ao seu próprio humor e disposição.
Os filhos de Oxossi, portanto, não costumam fazer julgamentos sobre os outros, respeitando como sagrado o espaço individual de cada um. Buscam preferencialmente trabalhos e funções que possam ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de muita gente, não gostando do trabalho em equipe. Ao mesmo tempo , é marcado por um forte sentido de dever e uma grande noção de responsabilidade. Afinal, é sobre ele que recai o peso do sustento da tribo.seja esse;sustento material,ou espiritual.
Os filhos de Oxossi tendem a assumir responsabilidades e a organizar facilmente o sustento do seu grupo ou família. Podem ser paternais, mas sua ajuda se realizará preferencialmente distante do lar, trazendo as provisões ou trabalhando para que elas possam ser compradas, e não no contato íntimo com cada membro da família. Não é estranho que, quem tem Oxossi como Orixá de cabeça, relute em manter casamentos ou mesmo relacionamentos emocionais muito estáveis. Quando isso acontece, dão preferência a pessoas igualmente independentes, já que o conceito de casal para ele é o da soma temporária de duas individualidades que nunca se misturam. Os filhos de Oxossi, compartilham o gosto pela camaradagem, pela conversa que não termina mais, pelas reuniões ruidosas e tipicamente alegres, fator que pode ser modificado radicalmente pelo segundo Orixá.
Gostam de viver sozinhas, preferindo receber grupos limitados de amigos. É portanto, o tipo coerente com as pessoas que lidam bem com a realidade material, sonham pouco, têm os pés ligados à terra.
São pessoas cheias de iniciativa e sempre em vias de novas descobertas ou de novas atividades. Têm o senso da responsabilidade e dos cuidados para com a família. São generosas, hospitaleiras e amigas da ordem, mas gostam muito de mudar de residência e achar novos meios de existência em detrimento, algumas vezes, de uma vida doméstica harmoniosa e calma.
O tipo psicológico, do filho de Oxossi é refinado e de notável beleza. É o Orixá dos artistas intelectuais. É dotado de um espírito curioso, observador de grande penetração. São cheios de manias, volúveis em suas reações amorosas, multo susceptíveis e tidos como “complicados”. É solitário, misterioso, discreto, introvertido. Não se adapta facilmente à vida urbana e é geralmente um desbravador, um pioneiro. Possui extrema sensibilidade, qualidades artísticas, criatividade e gosto depurado. Sua estrutura psíquica é muito emotiva e romântica. terminam seus namoros como o fim de uma novela. os fatores negativos dos filhos de oxosse,são tratados com muita atenção pelo segundo orixá.
Geralmente, a filha desse santo chama a atenção dos homens pelo corpo bonito, com seios, pernas, coxas e quadris fartos. Mas por trás dessa aparência feminina esconde-se uma verdadeira guerreira, disposta a tudo para agarrar o homem de sua vida. É aquela que sustenta qualquer problema de seu companheiro,que está sempre a seu lado e não o deixa cair.
A filha de Oxosse.
Apesar de ter atitudes firmes, que indicam grande auto-suficiência, ela vive à procura de sua outra metade e entrega-se totalmente quando ama. Por isso, exige do homem a mesma coisa e sofre demais por ciúme, sofre e muito calada,mas é também uma caçadora,não demosntra ao ser amado que esta sofrendo de medo de por tudo a perder. Para ela, o companheiro ideal deve ser forte, inteligente e dominador nos assuntos sexuais.certamente nesse quezito ela é e sempre tera comportamento de donzela. Em troca, ela "esquentará" o mais frio dos mortais.
AFINIDADES
A MULHER DE Oxóssi COMBINA COM HOMENS DE IEMANJÁ, OXALÁ, OGUM, OXUMARÉ, EXU, OXANGUIÃ E OXÓSSI.
O homem de oxosse combina com mulheres de Oxum, ogum,oxumaré,oxaguiã,oxalá, e oxosse.
Oração a Oxósse :
Oke arô Oxósse! Okê Okê.
Meu pai Oxosse
Vós que sois o Senhor das matas
E da vida silvestre,
Neste momento,peço-lhe que me torne uma de suas flechas,
na vibração de força do seu arco.
envia-me agora para os caminhos do dívino e do conhecimento.
Para que eu me torne mais ágio, em meu dia á dia,e com ssabedoria.
Faça de mim, Soberano Caçador,Uma pessoa empreendedora
e que aja sempre fartura em minha mesa e em minha casa.
Na força de seu arco,lança-me como flechas de ouro rumo a
paz para construir meus ideais,e ter motivação para seguir sempre.
Oxósse, meu rei das matas.
Que eu seja leve como o voo de uma aguia, quando a procura de sua caça.
livre como o cavalo selvagem que corre,no descampado.
forte como o carvalho na mata, que não se deixa enfestar de cupíns.
direito como sua flecha,e que eu vença na vida, e seja feliz sempre.
assim como sou agora ao te fazer essa oração.
Oke arô oxosse! Okê Okê.
“Malaquias 2:10 não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nosso pai? “
Tiago 1:26 - Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário