26.9.09

Ibeiji, o único Orixá permanentemente duplo. É formado por duas entidades distintas e sua função básica é indicar a contradição, os opostos que coexistem.

Num plano mais terreno, por ser criança. A ele é associado a tudo o que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano.

No dia de Ibeiji, 27 de setembro (o mesmo de Cosme e Damião, com quem são sincretizados), é costume as casas de culto abrirem suas portas e oferecerem mesas fartas de doces e comidas para as crianças, elevadas à condição de representantes na terra do Orixá.

Regem a falange das crianças que trabalham na Umbanda.

CARACTERÍSTICAS

COR
Rosa e azul (branco, colorido)

FIO DE CONTAS
No Candomblé, contas e miçangas leitosas coloridas.

ERVAS
jasmim, alecrim, rosa

SÍMBOLO
Gêmeos

PONTOS DA NATUREZA
Jardins, praias, cachoeiras, matas…

FLORES
Margaridas, rosa mariquinha.

ESSÊNCIAS
De frutas

PEDRAS
Quartzo rosa

METAL
Estanho

SAÚDE
Alergias, anginas, problemas de nariz, raquitismo, acidentes

PLANETA
Mercúrio

DIA DA SEMANA
Domingo

ELEMENTO
Fogo

CHAKRA
Todos, especialmente o Laríngeo

SAUDAÇÃO
Oni Beijada

BEBIDA
Guaraná (Suco de frutas, água de coco, água com mel, água com açúcar, caldo de cana)

ANIMAIS
Animais de estimação.

São Cosme e São Damião
Caruru, doces e frutas.

DATA COMEMORATIVA
27 de Setembro

ATRIBUIÇÕES

Zelar pelo Parto e Infância. Promover o amor(união).
Pela fertilidade, Pela saúde.

LENDA DE IBEIJI

COMO OS IRMÃOS IBEIJI VIRARAM ORIXÁ

Existia num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe.

O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.


PRECES E ORAÇÕES

PRECE A IBEIJI
ORAÇÃO A IBEIJI

Salve Ibeiji, Orixá da continuidade da vida. Governadores da Falange Ibeijada. Orixá criança, que alegra nossos corações e marca o inicio nossa vida. Nos leve pelos caminhos da saúde, do amor e da prosperidade assegurando-nos a união e a fraternidade. Farta seja nossa mesa e prospero seja nosso lar.

ONI BEIJADA


Bondosos Ibeiji, o reino do ai vos foi reservado,

Ao lado dele vos encontrais.
Guardai-me de todos os perigos e males,
Que vos sejais os guardiões, entrego-me a vossa guarda,
Que a mim nada aconteça, possa passar os perigos,
Coberto com a vossa proteção.
Bondosos Cosme e Damião, filhos de Deus vivo,
Que deles trazeis a bênção das palmas
Que trazes convosco e que todos nós encontremos defesa
Com a intercessão dos vossos nomes.

Assim seja!

ORAÇÃO AS CRIANÇAS

Omi Ibejí. Bejé Eró!

Salve as forças das crianças.
Força pura, verdadeira, que reluz no céu azul e na rosa das flores, traga ao nosso Axé a paz e a esperança, zele por nossas crianças.
Peça a Pai Oxalá, com sua imensa pureza, que meus pedidos feitos com clareza e verdade sejam atendidos.
Doces crianças, representantes de Ibeiji, que vossa santa proteção nos sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
Aceitem essa oferenda que é feita com verdade e interceda por mim junto ao Pai
de Amor Supremo.

Agradeço desde já a vocês,
Crianças. Obrigado.
Minhas crianças, meus Êres, Ibejís ê vunge mana mê !
Senhores dos Cosmos que me dão a mão Cosme, Damião e senhores do chão.
Senhores dos risos e da alegria da fartura, da água, dos potes, dos vasos repletos de benção.
Eu lhes agradeço por minha estrada, por minha vida e oportunidades.
A certeza da continuidade e da prosperidade, a vida que escavo da terra
e recebo a pureza da sabedoria.
Meus Êres e Ibejís, eu lhes saúdo e lhes agradeço, pois toda a minha alegria
nasce de suas bençãos!

PRECE A SÃO COSME E DAMIÃO
ORAÇÃO A SÃO COSME E DAMIÃO

Cosme e Damião, luzeiros espíritos da corte de Oxalá, amados benfeitores, queridos guias, nós vos imploramos a vossa proteção, força, saúde e resignação para que possamos cumprir com os desígnios de Pai. Dai-nos sempre os fluidos de paz, amor alegria e felicidade que vos são peculiares. Curai nossos males, fortalecendo nossos corpos materiais, proporcionando aos nossos espíritos as satisfações que lhes sejam agradáveis. Protegei-nos e a nossos familiares; protegei também, todas as criancinhas, para que tenham, a cada dia, uma vida melhor, sob o prisma material. Que vossos fluidos sacrossantos, recaiam sobre nossas cabeças, é o pedido que humildemente vos fazemos.


Saravá Cosme e Damião! Saravá toda Ibejada !
Que assim seja!

“São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus:

“ Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”.

São Cosme e Damião, rogai por nós.

Que assim seja !”


PONTOS CANTADOS

Cosme e Damião,
Damião cadê Doun ?
Doun foi passear lá no cavalo de Ogum
Cosme e Damião,
Damião cadê Doun ?
Doun foi passear lá no cavalo de Ogum
Dois dois sereias do mar
Dois dois mamãe Iemanjá
Dois dois sereias do mar
Dois dois mamãe Iemanjá

Fui no jardim colher as rosas
A vovózinha deu-me a rosa mais formosa
Fui no jardim colher as rosas
A vovózinha deu-me a rosa mais formosa

Cosme e Damião, ÔOOOh Doun
Crispim , Crispiniano
São os filhos de Ogum
Cosme e Damião, ÔOOOh Doun
Crispim , Crispiniano
São os filhos de Ogum

Mariazinha da beira da praia
Como é que sacode a saia ?
É assim, assim, assim
Assim que sacode a saia
É assim, assim, assim
Assim que sacode a saia
Juquinha da beira da praia

Como é se que abana o boné ?
É assim, assim, assim
Assim que se abana o boné
É assim, assim, assim
Assim que se abana o boné

Bahia é terra de dois
Terra de 2 irmãos
Governador da Bahia
É Cosme e São Damião
Bahia é terra de dois
Terra de 2 irmãos
Governador da Bahia
É Cosme e São Damião

Crianças quando vem de Aruanda
Iansã quem manda
eles vem gritando:
Auê,auê…
ao romper da Aurora
dim dim dim dim
As crianças chegam assim.

Papai mandou as criançinhas
apanhar as flores no jardim
para cosme e damião nós temos rosas
para crispim crispiniano tem jasmim
hoje tem alegria no céu,
também na terra e no mar
as flores no jardim
vamos todos festejar.

Eu vi Pedrinho na Beira d’agua
comento arroz, bebendo agua
Eu vi Pedrinho na beira d’agua
Comendo arroz , bebendo agua
Cosme e Damião
O que é que eu vou comer ?
- Peixe da maré
- Com azeite de dendê !

Nenhum comentário: